quarta-feira, 20 de maio de 2009

JOGOS AMBIENTAIS DO ACRE

Os Jogos Ambientais do Acre foram construídos a partir das informações contidas
no Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE – Fase II). Nesse sentido, tem o objetivo
de repassar várias informações sobre história, geografia, cultura, economia,
floresta e meio ambiente, através de jogos lúdicos e interativos. Os jogos
possibilitam ao mesmo tempo em que os participantes se divirtam que elas
aprendam e fiquem mais bem informados e sensibilizados sobre as potencialidades
e riquezas de nosso Estado, bem como da importância de conservar os recursos
naturais.


São 17 jogos, que encontram-se em fase de validação e dividem-se em:


Os jogadores se movimentam em um tabuleiro a medida que respondem perguntas. São 06 jogos de tabuleiro com perguntas fixas no tabuleiro e 05 co perguntas em cartas.




Exigem uma maior concentração do jogador. As ilustrações são a forma de trabalhar o conteúdo sócio-ambiental. Os jogos ambientais contam com um dominó dos animais e um jogo da memória.


O que pretendemos como os jogos ambientais?.
Difundir o conteúdo do Zoneamneto Ecológico-Econômico nos eixo temáticos recursos naturais, socioeconomia e cultural/político.
Jogos Ambientais





VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental



Vem aí o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Vem aí o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, evento em âmbito nacional, promovido pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), coletivo que reúne mais de 40 redes de educação ambiental e educadores ambientais do país.
O evento acontecerá de 22 a 25 de julho deste ano no campus da Praia Vermelha, da UFRJ. O endereço da universidade é Avenida Pasteur, 250, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro/RJ.
O Coordenador do VI Fórum, o educador ambiental Declev Dib-Ferreira, estima a participação de mais de 5 mil participantes inscritos.
Acontecerão, durante os 4 dias, cerca de 80 minicursos e oficinas, 10 mesas-redondas, 20 Jornadas Temáticas, Encontros paralelos, lançamentos de livros, show musicais, festivais de cinemas, apresentação de pôsteres, entre outros.
Responsável pela organização da programação, construída coletivamente com os membros da Rebea, a educadora Jacqueline Guerreiro informa que este fórum terá algumas atrações extras, como o Espaço Ecumênico, o Espaço Semente e a presença de todas as Redes componentes da REBEA.
O Fórum também se configurará como um espaço de diálogo entre a REBEA e demais redes ambientais, como a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais (REBAL), Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) e a Rede de Salas Verdes.
Todos os informes, inscrições, valores, inscrição de trabalhos podem ser feitos no site do evento, que será muito mais que um espaço de divulgação de informação, mas um espaço interativo, de discussões, trocas e permanente construção em prol da qualidade da educação ambiental brasileira.
O endereço do site é http://forumearebea.org./
A secretaria Executiva do evento está sob a responsabilidade do Instituto Baía de Guanabara (IBG) e maiores informações podem ser conseguidas através do site ou do email http://www.blogger.com/viforum@baiadeguanabara.org.br.

Pesquisar este blog