O Fórum Amazônia Sustentável acontece no Horto Florestal, em Rio Branco, nos dias 12 e 13/08. O Tema do evento é "Serviços ambientais e REDD" e o objetivo é ampliar as discussões sobre REDD, e possibilitar a participação de populações tradicionais, indígenas, seringueiros e segmentos locais (governo, sindicatos, formadores de opinião, entre outros).
A Amazônia representa uma oportunidade única para que se alcance um modelo de desenvolvimento inovador e sustentável, com os devidos cuidados no uso dos recursos naturais, sem desperdícios e em benefício de todos, garantindo condições dignas de vida para suas populações, a valorização do seu patrimônio cultural e a conservação do patrimônio biológico.
Em face da relevância da região e da necessidade de um esforço intersetorial e suprapartidário baseado nas melhores premissas da responsabilidade socioambiental, criamos o FÓRUM AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL, com a missão de mobilizar lideranças dos diversos segmentos da sociedade, promovendo o diálogo e a cooperação para construir e articular ações, visando a uma Amazônia justa e sustentável.
Este Fórum baseia-se no diálogo entre diferentes, com a perspectiva de que a construção da sustentabilidade requer a cooperação e o equacionamento dos conflitos, no âmbito de uma agenda propositiva. Um pressuposto deste Fórum é que o desenvolvimento da Amazônia depende do ordenamento territorial que garanta os direitos coletivos de seus povos indígenas, comunidades quilombolas, populações tradicionais e ribeirinhas; e que cada grupo social nele se reconheça.
Para cumprir sua missão, o Fórum deverá desenvolver prioritariamente as linhas de ação descritas a seguir, as quais organizam e orientam a proposta inicial de agenda de trabalho disponível para consulta junto às organizações signatárias:
- Mobilização da sociedade para o desenvolvimento da cultura da sustentabilidade e o controle social do mercado e das políticas públicas;
- Fortalecimento do mercado de produtos e serviços sustentáveis;
- Construção de compromissos de boas práticas produtivas;
- Valorização do conhecimento tradicional e reconhecimento e garantia dos direitos de povos indígenas, comunidades quilombolas e populações tradicionais;
- Estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico para a sustentabilidade;
- Demanda de ações do Estado para ordenamento, regulação, fiscalização, monitoramento e proteção de direitos;
- Proposição e demanda de Políticas Públicas de fomento e apoio ao desenvolvimento sustentável; e
- Fomento ao diálogo entre as organizações e redes dos países amazônicos.
É hora de todos nós assumirmos a responsabilidade de juntar forças em um acordo urgente que envolva a coletividade para mudar a história recente da Amazônia em integração harmônica com outras regiões.
Fonte: http://www.socioambiental.org/
Um comentário:
parabens meu amor,pelo seu sucesso vc merece...
Postar um comentário