A experiência de Rio Branco na gestão de resíduos e Aterro Sanitário com base na nova Unidade de Tratamento de Resíduos – UTRE foi tema da conferência de encerramento do I Congresso Paraibano de Gestão de “Lixo”, nos dias 23, 24 e 25 de Setembro, promovido pela Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande.
O Secretário de Meio Ambiente Arthur Leite representou a prefeitura de Rio Branco e proferiu a palestra na conferencia de encerramento do Congresso. O interesse do nordeste em conhecer a experiência do norte é resultado de dois trabalhos publicados pela equipe do Programa de Formação de Educadores Ambientais da SEMEIA no I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental realizado em Junho de 2009 também na Paraíba, que viabilizou a articulação para este intercambio de experiências.
Além de apresentar as experiências de Rio Branco no que diz respeito à gestão de resíduos, o Secretário Arthur Leite participou das visitas técnicas durante congresso dentre elas a mais impressionante foi à visita ao lixão da cidade, onde existem cerca de 400 catadores morando dentro dele. Também conheceu o trabalho que é realizado pela Universidade Estadual da Paraíba junto aos catadores de Campina Grande.
Segundo o Secretário Arthur, Rio Branco hoje é exemplo em gestão de resíduos para todo país, tanto no que se refere à destinação como na organização e apoio os catadores de materiais recicláveis. A inauguração da nova UTRE representa um grande avanço para município mitigando as problemáticas ambientais geradas com a má destinação de lixo e resíduos.
Foi também apresentado no I Congresso Paraibano de Gestão de “Lixo” o artigo elaborado a partir de alguns dos resultados do Projeto de Formação de Educadores Ambientais - Coletivo Educador Samaúma da Prefeitura de Rio Branco, intitulado “As Contribuições do Módulo de Resíduos Sólidos nos Municípios da Regional do Baixo Acre”, elaborado pelos Biólogos Luciano Negreiros e Márcia Denicol e a Socióloga Tânia Façanha, todos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Em Busca de Soluções Sustentáveis
O I Congresso Paraibano de Gestão do “Lixo” promovido pela Universidade Estadual da Paraíba teve como objetivo despertar nos vários setores da sociedade um sentimento de responsabilidade sustentável na gestão dos resíduos, buscando através do debate contribuir na discusão dessa problemática e buscar soluções sustentáveis, que deverão ser apresentadas em conjunto com outros segmentos sociais. Por esta razão, o I Congresso Paraibano de Gestão do “Lixo”:
Segundo dados recentes do IBGE, a Paraíba ocupa o último lugar no ranking de coleta seletiva no Brasil, tornando vital a nossa preocupação em discutir e encontrar ações concretas e eficazes no processo de seleção, coleta e destinação dos resíduos produzidos em nosso estado.
A gestão municipal de Rio Branco vem superando grande parte dessa problemática implantando a coleta seletiva e o novo aterro sanitário, que vai ser inaugurado no dia 16 de Outubro e já é modelo para todo país.
Programa de Formação de Educadores Ambientais PopularesEscola de Educação Ambiental do Horto FlorestalDepartamento de Gestão de Espaços Públicos e Educação Ambiental Secretaria Municipal de Meio AmbientePrefeitura de Rio BrancoFone (68) 3228 - 2377
Nenhum comentário:
Postar um comentário