quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

OLÉO DE COZINHA

O óleo de cozinha saturado é um dos grandes vilões da preservação do Meio Ambiente

O óleo de cozinha utilizado em frituras nos lares brasileiros, lanchonetes, restaurantes, etc...não

pode ser despejado na pia ou descartado junto com o lixo comum, por ser altamente poluidor , causando uma maior liberação de gases de efeito estufa, contribuindo, ainda mais, para o aquecimento do Planeta.

O óleo comestível, o automotivo e o industrial são altamente prejudiciais ao meio ambiente.
O problema do descarte errado gera um enorme prejuízo, começando com o entupimento dos canos, que é sentido em nossos próprios lares.

Quando o óleo é jogado na pia e cai na rede de esgoto de nossas casas, boa parte fica grudado nas paredes do esgoto e absorvem outras substâncias, o quê reduz o diâmetro das tubulações, gerando o aumento da pressão e conseqüentes vazamentos, provocando o completo entupimento do sistema. O quê flui é lançado automaticamente para a rede sanitária das cidades... que se não contar com um tratamento adequado é espalhado pela superfície dos rios e das represas, danificando a fauna aquática e acabando com o ecossistema. As atuais estações de tratamento não estão preparadas para receber milhões de litros de óleo comestível despejados pela população.

Se o óleo é jogado em terrenos baldios, diretamente no solo, ocorrerá uma impermeabilização que contribuirá com as enchentes, e no seu processo de decomposição lançará uma quantidade excessiva de metano, agravando ainda mais o efeito estufa e, também, emitirá um odor insuportável.

E se for enterrado, nos lixões, juntamente com os resíduos sólidos em sacos plásticos, poderá contaminar os lençóis freáticos, sendo esta a pior conseqüência para o meio ambiente, pois um litro de óleo contamina um milhão de litros de água...

Mas o quê fazer com o óleo já utilizado?

Dicas:

* Dê à ele um descarte adequado.Recicle-o. Os óleos que são reciclados podem fazer parte do processo de fabricação de ração animal, cosméticos, produtos de limpeza( como detergente), massa de vidro, glicerina, tintas, biodiesel, etc...

* É importante que as pessoas armazenem o óleo adequadamente em garrafas PET e conserve o recipiente devidamente fechado, para que possa ser transformado em matéria prima.

* Também já existem sites onde os compradores de óleo de cozinha usado se cadastram e anunciam seu contato, como o site http://www.quebarato.com.br/... Lá é negociado o valor da compra (que que dependerá da quantidade de litros), local de retirada, se o comprador cede os recipientes para o armazenamento, etc...

* Em São Paulo, o Shopping D ( http://www.shoppingd.com.br/ ), em uma parceria com a SABESP e a ONG Trevo, viabiliza o descarte correto do óleo de cozinha a todos os seus visitantes.

* O Grupo Pão de Açúcar, junto com a Unilever, tem o programa "Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever", onde algumas lojas já recebem as garrafas PET com o óleo de cozinha. A reciclagem é do óleo e também da garrafa PET.Ou...

* Faça sabão domesticamente, mas tome cuidado, pois para seu preparo há a utilização de soda cáustica, por isto tem que se usar luvas e óculos de proteção, além de utensílios de plástico para o manuseio.

Receita
Ingredientes:
* 4 L de óleo comestível usado
* 2 L de água
* 1/2 copo de sabão em pó
* 1 Kg de soda cáustica (NaOH)
* 5 mL de essência aromatizante (facultativo)

Instruções:
* Dissolver o sabão em pó em 1/2 L de água quente
* Dissolver a soda cáustica em 1 e ½ L de água quente
* Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo
* Mexer por 20 minutos
* Adicionar a essência aromatizante
* Despejar em formas
* Desenformar no dia seguinte

O QUÊ JÁ TEM SIDO FEITO...

* Um projeto dos nossos universitários da USP, com a pesquisa sobre a produção de biocombustível a partir do óleo de cozinha, ganhou o prêmio concedido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente (PNUMA) em parceria com a Bayer -“Jovens Embaixadores Ambientais 2007”..

* Também várias escolas já desenvolvem ações, como por exemplo, em Santos, onde o objetivo do Projeto “DE OLHO NO ÓLEO” é disseminar a importância da preservação da natureza para o futuro do Planeta e conquistar os alunos como aliados na promoção de atitudes ambientalmente afirmativas que devem começar dentro de casa.

* O Projeto leva aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, através de História em Quadrinhos, o conhecimento sobre a responsabilidade que cada cidadão tem de colaborar com a preservação da natureza. Conscientiza ainda quanto aos prejuízos causados pelo descarte inadequado dos resíduos de óleo de cozinha, ensinando-os sobre o procedimento adequado, passando a escola a ser o ponto de entrega e recolhimento do óleo por eles trazido.

* Como fator de estímulo o Projeto oferece aos alunos participantes um sorteio de uma bicicleta a cada 2.000 litros de óleo recolhidos. Para as escolas que atingirem 10 mil litros de óleo recolhidos a quantia de R$ 100,00 para benfeitorias em suas sedes.

* Quem organiza é uma empresa chamada “Marim Gerenciamento de Resíduos”, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, através da Secretaria de Educação, para a implantação do Projeto “DE OLHO NO ÓLEO”.

Interessados podem se informar através do endereço: Av. Coronel Joaquim Montenegro, 531, Ponta da Praia, Santos, telefone: (13) 3273.4438, http://www.marimresiduos.com.br/ ou
contato@marimresiduos.com.br




*Curiosidades

* Em todo o mundo, estima-se que apenas 1% do óleo de cozinha usado (saturado) é reciclado...

* Como já informamos neste texto, cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Isto é equivalente à quantidade que uma pessoa consome em aproximadamente 14 anos de vida.

* Não jogar óleo doméstico em fontes de água, na rede de esgoto ou no lixo é um exercício de cidadania, é responsabilidade social...É uma forma de agirmos corretamente para o bem das próximas gerações...

Compartilhe estas informações com seus vizinhos e familiares...a NATUREZA vai agradecer!!!


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog