sexta-feira, 19 de junho de 2009

Biblioteca da Floresta Marina Silva lança Agenda Ambiental



Com a adesão ao Programa do Ministério do Meio Ambiente, equipe passa a adotar medidas mais conscientes voltadas para a preservação
Utilizar de forma consciente a água, energia elétrica e papel; eliminar o uso de copos descartáveis; realizar eventos de sensibilização sobre temas ambientais. Atitudes simples, que requerem pouco ou até nenhum recurso, e que podem fazer a diferença no dia-a-dia na luta pela preservação da floresta amazônica. Iniciativas que a equipe da Biblioteca da Floresta Marina Silva passará a adotar com rigor a partir da adesão ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública, conhecida pela sigla A3P.
A Agenda Ambiental da Biblioteca foi lançada na tarde desta quinta-feira, 17, no auditório do prédio, com a presença de gestores da área de meio ambiente, estudantes, comunidade e dos funcionários da casa. Criado em 2001 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), sob a gestão da então ministra Marina Silva, o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública tem como objetivo sensibilizar os gestores públicos para as questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras.
Segundo o coordenador da Biblioteca, Carlos Edegard de Deus, o principal objetivo é atrair outros gestores para essa causa. "Queremos que mais órgãos e mais pessoas façam adesão à essa proposta de mudança de atitude, para que possamos garantir para o futuro uma vida melhor no planeta. Cada um precisa fazer sua parte para garantir a preservação ambiental", disse Edegard que garantiu o envolvimento de técnicos, estagiários e usuários da Biblioteca nessa nova empreitada.
Edegard de Deus lembrou que hoje, a regra dos 3 R's (reciclar, reduzir e reaproveitar) ganha mais um item: recusar. "No mundo hoje, vários setores da sociedade começam a recusar ações e produtos que vêm de encontro com um projeto de sustentabilidade. Isso também podemos adotar como prática de preservação".

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Artur Leite, esteve presente no lançamento e elogiou a iniciativa. "É muito importante para o meio ambiente, para a economia pública, e principalmente como exemplo", destacou.

O lançamento da Agenda Ambiental da Biblioteca da Floresta Marina Silva contou com a apresentação da cantora Verônica Padrão, que interpretou músicas com temática ambiental, e um vídeo sobre o programa.
Conheça a aqui Agenda Ambiental da Biblioteca da Floresta que estará disponível no site da instituição até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog