quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Formação de Educadores Ambientais Populares do Coletivo Educador Samaúma

Contribua com a formação de Educadores Ambientais Populares do Coletivo Educador Samaúma – Baixo Acre e Purus

A Semeia iniciou a formação de nova turma de educadores ambientais em Rio Branco através do Programa de Formação de Educadores Ambientais Populares - Coletivo Educador Samaúma, da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal. A formação teve início no dia 21 de setembro e está acontecendo no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer no Estádio Arena da Floresta no período da manhã e vai atender a demanda das regionais I e VII (2º distrito) do município.

O primeiro módulo de Introdução a Educação Ambiental foi ministrado pela bióloga Irineide Ferraz e a Socióloga Tânia Façanha, ambas da Semeia. O no momento está sendo ofertado o módulo de Legislação Ambiental que acontece nos dias 29-30/09 e 01-02/10, este módulo vai contar com a contribuição da Promotora Dr. Meri Cristina do Ministério Público, o Engenheiro Agrônomo da Semeia Raimundo Nascimento e a fiscal ambiental Edileuza, também da Semeia.

A parte teórica dos módulos pode ter duração de 16 a 20 horas/aula e são disponibilizados por meio de um cardápio de temas, onde os educandos escolhem os módulos que mais interessam e atendam a necessidade da turma, levando em consideração as problemáticas ambientais vividas na sua realidade.

Para ofertar um cardápio rico em conteúdos à equipe do Programa de Formação de Educadores Ambientais está reestruturando o banco de facilitadores junto às instituições e pessoas que já são parceiras do programa e já se disponibilizaram a ministrar módulos em outros núcleos, bem como, buscando identificar novas propostas de temas e pessoas que possam estar se disponibilizando a ministrá-los nesta e nas novas turmas que irão se formar.

Entendemos que a educação ambiental está intimamente ligada a cultura e outros campos da educação sendo, portanto, um tema transversal. Diante disso os módulos a serem oferecidos no cardápio podem ter tanto um enfoque estritamente ambiental como também sociocultural ou, melhor ainda, relacionar o socioambientalcultural.

Segue abaixo os temas que já são disponibilizados para os educadores ambientais em formação, a estes podem ser acrescentados novos temas com o nome da pessoa que poderia aplicar bem como, se alguém se familiarizar com um ou mais temas, dos que já estão listados, pode está se disponibilizando a facilitar enviando o nome e o contato por e-mail.

Uma observação importante: o programa não dispõe de recurso para remunerar facilitadores. Todos os que atuam como facilitadores são parceiros voluntários.

Este é o cardápio que disponibilizamos aos educandos do Coletivo Educador Samaúma, lembrando que a formação teórica consiste na disponibilização de 10 módulos, sendo que, os quatro primeiros são básicos e indispensáveis e os demais são escolhidos pela turma em formação.

Cardápio de módulos
1. Introdução a Educação Ambiental
2. Legislação Ambiental
3. Gestão dos Recursos Hídricos
4. Gestão dos Resíduos Sólidos e Poluição
5. Queimadas Urbanas/Rurais e Alternativas ao Uso do Fogo
6. Jardinagem Comunitária e paisagismo
7. Inclusão Digital e Educação Ambiental (Curso Básico – na EAHFLOR)
8. Organização e Mobilização Comunitária: processos participativos
9. Recursos Naturais
10. Economia Solidária e Meio Ambiente
11. Horticultura Comunitária
12. Educomunicação Ambiental
13. Conhecimento Tradicional dos povos da floresta
14. Mudanças Climáticas e Consumo sustentável
15. Agricultura Orgânica
16. Filosofia e Meio Ambiente
17. Associativismo e cooperativismo
18. Ferramentas de Gestão Territorial
19. Elaboração e Gestão de Projetos
20. Sociedade e meio ambiente
21. Zoneamento Ecológico Econômico
22. Gestão de Unidades de Conservação
23. Mudanças Climáticas e Consumo sustentável
24. Direitos Humanos e Violência
25. Psicologia Ambiental
26. Patrimônio Cultural

Programa de Formação de Educadores Ambientais PopularesEscola de Educação Ambiental do Horto FlorestalDepartamento de Gestão de Espaços Públicos e Educação Ambiental Secretaria Municipal de Meio AmbientePrefeitura de Rio BrancoFone (68) 3228 - 2377

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog